terça-feira, 18 de setembro de 2007

 

Apofonia e outros...

APOFONIA

"Apofonia" é a variação em vogal de raiz ou de afixo que pode resultar em mudança de significação ou de função gramatical.
Vários nomes que, no singular, possuem na sílaba tônica um "o" fechado (povo, poço, glorioso, olho), no plural, experimentam mudança de timbre. As palavras povos, poços, gloriosos e olhos são pronunciadas com o "o" aberto. É o caso também de novos, porcos e coros. Este é um exemplo de "apofonia". E como toda a regra tem a sua exceção, gostos, tronos e bolsos têm o "o" tônico fechado.

PENALIZAR

O uso contínuo de uma expressão errada torna o erro invisível. Poucos vêem o equívoco de usar a palavra "penalizar" no sentido de punir e castigar. É comum ouvirmos, por exemplo: "os jogadores foram penalizados com a expulsão". "Penalizar", na verdade, significa "causar dor e tristeza". Ele ficou penalizado (ficou triste) ao ver a expulsão dos jogadores. O certo, então, é mudar o verbo da frase anterior, e escrever assim: "os jogadores foram 'punidos' com a expulsão".

EU VOU A PÉ ou EU VOU DE A PÉ?

Note que "De a pé" traz duas preposições numa função única, estando errado. Sendo assim, usaremos "a pé" (sem crase, pois trata-se de um substantivo masculino).
Portanto o correto é "Eu vou a pé".

FRAGRANTE ou FLAGRANTE?

Existem as duas formas.
Fragrante significa "perfumado, aromático, cheiroso" (fragrância é aroma, perfume, odor, olor, cheiro bom).
Ex.: A menina sentiu a fragrância das flores.

Flagrante, entre outros sentidos, tem o de atuante, atual, em execução. Preso em flagrante delito ou, simplesmente, em flagrante (significa no momento em que o ato é praticado, no ato, "no flagra").
Ex.: Os assaltantes foram pegos em flagrante.

28/08/07

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?