segunda-feira, 28 de maio de 2007

 

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

Devido a vários e-mais recebidos, abordaremos hoje, de forma simplificada, a diferença existente entre frase, oração e período.

FRASE
É todo enunciado lingüístico que possui sentido completo. Deve terminar com uma pausa bem definida, geralmente um ponto, um ponto de interrogação ou de exclamação, ou ainda, em alguns casos, reticências.
As frases podem ser formadas por uma palavra (Silêncio! Corram! Incêndio! Amanheceu! Atenção!) ou por mais de uma palavra (Está chovendo! Boa tarde. Meu time foi desclassificado.).
É importante destacar que no caso da frase não é obrigatória a presença do verbo. Desde que o enunciado tenha sentido completo, ele constituirá uma frase.

ORAÇÃO
É um enunciado lingüístico construído em torno de um verbo ou locução verbal. Normalmente apresenta sujeito e predicado, mas pode conter apenas o predicado, pois nossa língua permite a existência de orações sem sujeito.
Cheguei cedo à escola.
As meninas chegaram tarde demais.

A oração sempre se organiza a partir de um verbo.

PERÍODO
É a frase organizada em uma ou mais orações. Pode ser simples ou composto.

Simples => formado por uma oração.
Ela saiu da sala.
Aqui estou!

Composto => formado por mais de uma oração. São tantas orações em um período quanto o número de verbos ou locuções verbais nele contidos.
Ela saiu da sala e não voltou mais.
Cheguei em casa, sentei na poltrona e liguei o televisor.
Espero que todos cheguem logo.

Resumindo: uma oração pode ser também uma frase e constituir um período, porém, nem toda frase pode ser oração (e, sem verbo, não constituirá um período).
Silêncio! (somente frase, pois não tem verbo, sendo assim, não constitui período)
Ela estava cansada. (frase, oração e período simples)
Raspou, achou, ganhou. (frase, oração e período composto)
01/05/07

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?