terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

 

ALGUMAS MANCADAS DO PORTUGUÊS

Visando a sanar dúvidas em relação a determinados termos utilizados na Língua Portuguesa, segue abaixo a explicação de alguns casos.

A DOMICÍLIO

Observe a frase "Faço massagem à domicílio". O sinal indicativo de crase foi mal empregado, afinal, domicílio é uma palavra masculina. O correto é "Faço massagem a domicílio".

SANGUESSUGA

É uma palavra que pode ser feminina (quando indicar o verme) ou masculina (no sentido figurado). Veja os exemplos abaixo.
As sanguessugas são vermes que vivem em águas estagnadas, represas e lagos.
Os sanguessugas do Congresso foram absolvidos.

PLANETA-ANÃO

Desde agosto do ano passado, Plutão foi "rebaixado" para planeta-anão. Note que é usado hífen para unir estas palavras. Não esqueça: planeta-anão é com hífen, apesar de já ter aparecido na mídia sem hífen.

MEGASSENA

Pela regra dos prefixos (já vista nesta coluna anteriormente), a forma correta da escrita é exatamente esta: megassena. No entanto, é comum (porém incorreta) a escrita mega-sena ou mega sena.

TELEENTREGA, TELENTREGA ou TELE-ENTREGA?

Esta palavra apresenta mais de uma forma na escrita: "teleentrega" ou "telentrega" (perdendo um "e"), mas não "tele-entrega" (com hífen) que é, com certeza, a forma mais presenciada). Por isso, é importante termos cuidado.

CURIOSIDADE

DÉJÀ VU
A expressão "déjà vu" vem do francês e pode ser traduzida literalmente como "já visto". Ela começou a ser usada tecnicamente no início do século XX para designar a estranha sensação de já ter visto ou vivido algo que, com certeza, está acontecendo pela primeira vez.

Vejamos o que nos diz o Dicionário Aurélio sobre "déjà vu":
1- Aquilo que dá a impressão de já ter sido visto ou presenciado.
2- Sensação de já haver estado em determinado lugar ou em certa situação quando isso, na realidade, não aconteceu.
3- Neur. Psiq. Ilusão epiléptica (q. v.) durante a qual o indivíduo interpreta mal objetos que, entretanto, vê bem e que passam a ter, para ele, características anormalmente familiares.

O sentimento associado ao "déjà vu" clássico é o de estranheza. Ter a sensação esquisita de estar revivendo alguma experiência passada - sabendo que é impossível que ela tenha algum dia ocorrido - nos causa estranheza, sendo assim, é considerado "déjà vu".
27/02/07

Comments:
Com relação ao "A DOMICÍLIO", o correto é
"EM DOMICÍLIO".
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?