terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

 

VÍRGULA

VÍRGULA
O uso da vírgula é fundamental para o entendimento, na escrita, do que se quer dizer. A frase "Só, as crianças brincavam naquela praça" é bem diferente da frase "Só as crianças brincavam naquela praça". A vírgula muda tudo. Na primeira frase, "só" significa "sozinha"; na segunda, "apenas, somente".
A vírgula é um instrumento sintático, ou seja, um elemento que está diretamente associado ao papel que um termo tem na estrutura da frase.
Comparando a frase "Paulo, nosso amigo comprou um carro" com "Paulo, nosso amigo, comprou um carro" é possível perceber a diferença. Na primeira, "Paulo" é a pessoa a quem se dirige a palavra, a pessoa chamada, interpelada. "Paulo" não é nosso amigo. Sintaticamente, diz-se que "Paulo" é "vocativo". Vocativo vem do latim "vocare" (chamar). E o vocativo sempre é separado por vírgula.
O que ocorre na segunda frase ("Paulo, nosso amigo, comprou um carro")? Não existe mais vocativo, ou seja, não se chama ninguém. Paulo e nosso amigo são a mesma pessoa. Paulo, que é nosso amigo, comprou um carro.
Agora, vejamos outros exemplos: "Os alunos despreparados não passaram na prova."/"Os alunos, despreparados, não passaram na prova".
Na primeira frase, havia alunos preparados e despreparados. Só não passaram na prova os despreparados. Os preparados passaram. O termo "despreparados" restringe o universo de alunos a uma parcela. E não se separam por vírgula termos restritivos.
Na segunda, todos os alunos estavam despreparados e não passaram na prova. Note que, se você quisesse enfatizar a condição, o estado dos alunos, bastaria colocar o adjetivo "despreparados" no início, separando-o por vírgula: "Despreparados, os alunos não passaram na prova". Percebe que neste caso aumenta o destaque para a condição dos alunos?
Sendo assim, volto a dizer que só se consegue domínio pleno da pontuação, principalmente do uso da vírgula, com o estudo da estrutura sintática.

06/02/2007

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