terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

 

ADJETIVOS COMPOSTOS

ADJETIVOS COMPOSTOS
Recebi vários e-mais tratando basicamente de dois casos de adjetivos compostos: os formados por dois adjetivos (luso-brasileiro, médico-odontológico) e os formados por um adjetivo e um substantivo (azul-turquesa, verde-garrafa). No caso dos primeiros (os formados por dois adjetivos), só se faz a flexão (de gênero e número) do segundo elemento, o que significa que o primeiro adjetivo será empregado no masculino singular. É o caso de "clínica médico-odontológica", cujo plural é "clínicas médico-odontológicas".
Com as cores que têm esse tipo de formação (dois adjetivos), repete-se o processo: o plural de "sandália vermelho-escura" é "sandálias vermelho-escuras"; o de "papel azul-claro" é "papéis azul-claros". A forma "sandália vermelho-escura", por exemplo, não convence, nem satisfaz. Por isso, as pessoas preferem dizer "sandália vermelho-claro" ou "sandália vermelho-escuro", como se quisesse salientar que "claro" ou "escuro" é o vermelho, não a sandália.
No caso dos adjetivos compostos que entram no segundo grupo (os formados por adjetivo e substantivo), não há flexão de nenhum dos dois elementos. O plural de "camisa amarelo-ouro", por exemplo, é "camisas amarelo-ouro"; o de "camisa azul-turquesa" é "camisas azul-turquesa".

Exceções
No entando, há exceções. A primeira é "surdo-mudo", adjetivo composto formado por dois adjetivos. A regra manda flexionar só o segundo, mas os dois são flexionados: "menina surda-muda/meninas surdas-mudas"; "rapaz surdo-mudo/rapazes surdos-mudos". Outras exceções são "azul-marinho" e "azul-celeste", adjetivos compostos formados por dois adjetivos. Deveria variar o segundo elemento, que não varia: "terno azul-marinho/ternos azul-marinho"; "sapato azul-celeste/sapatos azul-celeste".

Hífen
De modo geral, usa-se ou não hífen ligando os dois vocábulos? Usa-se. É normal que essas palavras venham unidas por hífen, apesar de escritores modernos muitas vezes não o adotarem.

Forma correta
Qual a forma correta de se referir à cor em si em suas várias tonalidades: "o turquesa claro", "a cor turquesa clara" ou "a cor turquesa claro"? Tomadas como substantivos, as cores assumem o gênero masculino: "Não me agrada o turquesa-claro"; "O amarelo-claro é minha cor preferida"; "Gosto muito do azul-claro". Note que nesse caso também se mantém o hífen.

30/01/2007

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?