segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

 

Plural e outros

PLURAL

Uma das dúvidas campeãs dos leitores é o plural de "gravidez". Talvez levados pelo fato de "gravidez" ser palavra feminina, muitos perguntam se o plural não seria "gravidezas". Não é. O plural de "gravidez" é feito como o de qualquer palavra terminada em "z", ou seja, com o acréscimo de "es": raiz/raízes, juiz/juizes, giz/gizes, luz/luzes, noz/nozes, capaz/capazes, feliz/felizes, capuz/capuzes, voz/vozes, cruz/cruzes. O plural de "gravidez", portanto, só pode ser "gravidezes": "Suas duas gravidezes foram absolutamente calmas".

Aparentemente, o plural das palavras terminadas em "s" segue o mesmo caminho, ou seja, é feito com o acréscimo de "es". Mas não é bem assim. Recebem a terminação "es" os monossílabos tônicos e as oxítonas terminadas em "s": gás/gases, mês/meses, país/países, rês/reses, lilás/lilases, norueguês/noruegueses. São exceções "cais" e "xis" (nome da letra "x"), invariáveis. "Cós" admite dois plurais: "cós", mais comum hoje em dia, e "coses", em desuso. Já as paroxítonas e as proparoxítonas terminadas em "s" são invariáveis: o pires/os pires, o atlas/os atlas, o ônibus/os ônibus, o lápis/os lápis, o ourives/os ourives, o bônus/os bônus.

AO INVÉS DE / EM VEZ DE

A diferença entre "ao invés de" e "em vez de" também lidera a lista de dúvidas. Essas locuções, perigosamente parecidas, não são equivalentes no uso culto. "Invés", que vem de "inverso", significa "lado oposto", "avesso". A expressão "ao invés de" significa "ao contrário de", "ao revés de". Posto isso, conclui-se que, para usar "ao invés de", é preciso que essa locução estabeleça relação de plena oposição entre as partes conectadas: "Disseram-me que ele era esbanjador. Ao invés disso, mostrou-se muito avarento".
Já "em vez de" significa "em lugar de": "Em vez de construir e equipar hospitais e escolas, o governo prefere socorrer bancos envolvidos em operações suspeitas".

FASCÍCULO / FEIXE
Já lhe passou pela cabeça que "fascículo" seja o diminutivo de "feixe"? Mas é. Quando se procura "feixe" num dicionário, encontra-se "conjunto de objetos reunidos e cingidos (cercado/rodeado) de algum modo".
Com folhas de papel, por exemplo, pode-se fazer um feixe. Se o feixe for pequeno, tem-se um "feixinho", ou um "fascículo", como se usa mais. Caminhões e caminhonetes têm "feixe de molas" em sua suspensão, em geral na parte traseira.
No "Aurélio", o primeiro significado que se encontra para "fascículo" é "feixinho", ou seja, "feixe pequeno". O que é, então, o fascículo de uma coleção que se compra em uma banca de jornais, por exemplo? Nada mais do que um pequeno feixe de páginas. Teoricamente, o fascículo é um pequeno volume da coleção.
E de onde vem "fascículo"? Vem de onde vem "feixe": do latim "fascis", "fasce".
Lembre-se de que a terminação que se encontra nessa palavra também se encontra em outros diminutivos, como "glóbulo" (de "globo") e "nódulo" (de "nó").
Na prática, porém, vários desses diminutivos deixaram de ter esse valor, já que o uso muitas vezes lhes deu sentido diferente do literal.

16/01/2007

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?